Quem nunca teve problema com vírus no computador? Infelizmente hoje em dia é raro encontrar usuários que nunca tiveram dores de cabeça por causa de vírus e outros tipos de ameaças encontradas na internet. Mesmo com antivírus e outros aplicativos de segurança instalados no computador, não há como ficar totalmente seguro das pragas que circulam pela rede mundial de computadores.
Se você está desconfiado que seu computador foi infectado, qual a primeira providência a ser tomada? Fazer uma varredura completa com o antivírus! Mas e quando nem isso resolve o problema? Isso é mais comum do que você pode imaginar. A cada dia, dezenas de novos vírus são colocadas na web e nem sempre os antivírus conseguem atualizar os banco de dados antes que seu computador seja infectado.
Além dos antivírus que varrem o disco na hora do boot, como o GData Boot CD 2010, é possível também pedir uma ajudinha para o sistema operacional do pinguim, o Linux, na hora de remover aquele vírus chato que não desgruda do seu HD. Confira todos os passos necessários para fazer uma varredura completa em um disco com Windows, no Linux.
Você vai precisar de...
Para que o disco infectado seja verificado no Linux é preciso removê-lo do gabinete em que se encontra e instalar no Linux como HD externo ou como disco secundário. Além disso, é necessário também ter um antivírus instalado no PC com Linux.
OBS.: Por questões de facilidade, uma vez que já se encontrava instalado, o antivírus utilizado no artigo foi o F-Prot Antivírus. No entanto, é possível realizar as tarefas descritas abaixo com qualquer programa do gênero.
O passo a passo

Apenas por segurança, acesse o local no qual o drive foi montado – normalmente isso é feito em/media. Lembre-se de não executar nenhum aplicativo presente no drive conectado ao PC.
Mesmo fotos, documentos, músicas e outros arquivos podem estar infectados e causar muitas dores de cabeça.
Depois de se certificar que o volume foi montado corretamente, é hora de colocar o antivírus para trabalhar. No caso do F-Prot, basta executar o seguinte comando pelo Terminal:
./fpscan --disinfect /media/DISCO
Onde DISCO é o nome com o qual o drive está sendo identificado no computador. O processo de verificação pode ser bem demorado, tudo vai depender do tamanho do disco e da quantidade de arquivos que ele possui.

1 comentários:
otimo tutorial, fez o qe prometeu, brigadão ai
Postar um comentário