quarta-feira, 27 de abril de 2011

Saiba tudo sobre o Windows Vista!

Saiba tudo sobre o Windows Vista!

Depois de cinco anos de espera, a Microsoft lança o seu mais novo sistema operacional: Windows Vista. Sucessor do XP, o novo SO abusa do poder gráfico e, portanto, está recheado de efeitos, inovações visuais, design caprichado, além de muitas novidades.
A Equipe Baixaki testou o novo sistema operacional desde suas primeiras versões Beta, agora apresenta suas conclusões e explica, de forma resumida e objetiva, suas principais funcionalidades, qualidades e desvantagens.
Conheça todas as versões, preços, especificações, configurações e características gerais das novas ferramentas e novidades do Vista. Em seguida, apresentaremos as nossas expectativas e analisaremos se vale a pena atualizá-lo.
  • O tempo de instalação do Windows Vista é em média 2 minutos maior do que o tempo levado pelo Windows XP, sendo que o Vista é 4 vezes maior em tamanho.
  • O Windows Vista demora aproximadamente 18 segundos a mais para ser carregado do que o Windows XP.
  • O Windows Vista teve 61 versões de teste, divididas em 14 seqüências de grandes correções. Entre essas, as únicas lançadas ao grande público foram a Beta 2 e a RC1.
  • A versão Ultimate é a mais completa, oferecendo tanto recursos da versão corporativa quanto das pessoais.
  • O Vista, em suas versões domésticas e na Ultimate, oferece um criador de DVDs que divide cenas, além de habilitar a produção de menus animados. Porém, não é possível salvar projetos no micro, é preciso gravar diretamente no disco de DVD.
  • A Microsoft tentou desenvolver um novo sistema de arquivos, batizado de “WinFS”, que acabou ficando para as próximas versões.
  • O Windows Vista já tem um sucessor: Windows Seven (antigamente chamado pelos codinomes Blackcomb ou Vienna). Este novo Windows possuirá vários recursos que ficaram de fora do Vista.
  • O Windows Vista é o sistema operacional mais pesado graficamente já feito.
  • O primeiro nome do Vista era Longhorn. Atualmente, cogita-se que uma versão para servidor do Vista está sendo desenvolvida com este nome.
  • O nome Windows Vista demorou 8 meses para ser formulado. A Microsoft queria algo que exaltasse clareza e beleza.

    O novo design do Windows Vista



    Personalize as barras e cores do seu sistema



    Veja como o recurso ALT+TAB ficou mais moderno



    Os miniaplicativos (gadgets) do Windows Vista


    As novidades

    AERO
    O Aero é um dos recursos mais aguardados e controversos do Windows Vista. Ele está presente nas versões Home Premium, Business e Ultimate e requer um hardware bem atualizado. Você precisa, no mínimo, de uma placa de vídeo com 128MB de memória para poder desfrutar do visual transparente nas janelas e estilizações. Isso se explica pelo fato desta tecnologia usar o processador da placa gráfica (GPU) de forma independente para realizar os cálculos e operações que proporcionam a beleza e sensação interativa do Aero.
    Mas o que o Aero realmente faz?
    O Aero é responsável por todos os efeitos visuais do novo sistema operacional. A transparência, vitrificação, efeitos de luzes e estilização do novo Windows são todas características gerenciadas por ele.
    É claro que o Aero pode ser desligado (até mesmo aconselhável fazer isso em laptops pelo gasto alto de bateria). Por outro lado, se você usa um PC comum este é um dos recursos mais bonitos e arrojados do novo Vista.

    FLIP E FLIP 3D
    O Windows sempre teve como tradição a utilização do comando Alt+TAB para alternância entre as janelas abertas. No Vista, este recurso ganhou nova roupagem em duas versões: o Flip normal com exibição das miniaturas das janelas abertas; e o inédito Flip 3D (acionado pela tecla Windows+TAB), um gerenciador de janelas em 3 dimensões que também pode ser controlado pelo botão de scroll do mouse.

    ÍCONES
    Os ícones do novo Vista dão um show por si só! O padrão do SO é de 256x256 pixels, o dobro do XP (128x128). Isso significa que eles possuem resolução mais nítida e ganharam uma roupagem mais moderna com opções de visualização em diversos tamanhos.

    BARRA LATERAL (MINIAPLICATIVOS)
    A barra lateral do novo sistema operacional da Microsoft é composta por um novo tipo de conceito: os gadgets. Gadgets são pequenos programinhas que executam funções como verificar a cotação em bolsas de valores, mostrar calendários, exibir notícias, transmitir rádios online, consultar condições climáticas e uma infinidade de outras coisas.
    Nesse aspecto, a inspiração em programas como o Yahoo Widgets Engine ou até mesmo no Google Desktop é inegável. Para quem não os conhece, ambos trabalham com a integração de miniaplicativos criados pelos próprios desenvolvedores ou por usuários. A Microsoft apostou nessa e também incentiva a criação de novos complementos para o Vista.

    O NOVO WINDOWS EXPLORER
    Uma das marcas registradas do sistema Windows também foi aprimorada. O novo Windows Explorer foca-se principalmente nas Buscas, com miniaturas no Painel de Visualização e informações extras sobre cada arquivo que podem ser adicionadas pelo próprio usuário.
    Outra mudança radical foi a opção de uma barra de ferramentas com botões interativos ao invés do tradicional menu (para usar o menu, você precisa pressionar a tecla Alt, como no Internet Explorer 7). As pastas são exibidas em seqüência horizontal, propiciando um acesso muito mais rápido e preciso ao conteúdo desejado. Existem flechas para agilizar a localização se setores e evitar voltar ou avançar excessivamente.
    Como em toda versão nova do Windows, demora um pouco para se acostumar com os esquemas. Mas, com certeza, depois de algum tempo de uso, o novo Windows Explorer revela-se muito mais eficiente que os anteriores. Você não vai querer voltar atrás!

    ORGANIZADOR DE ARQUIVOS
    Agrupar ou empilhar. Estas são as novas opções para gerenciar e organizar seus arquivos dentro do Vista. Agrupar arquivos não é nada mais do que escolher critérios para juntar arquivos parecidos. Por exemplo, você pode agrupar todas as fotografias de praias no seu PC.
    Já o segundo tipo de organização, o empilhar, cria pesquisas em Pastas Virtuais através dos mesmos critérios. A diferença é que essas pesquisas são salvas e atualizadas automaticamente quando você insere novos itens no seu PC.

    A nova interface gráfica: Aero



    Alterne as janelas com o Flip 3D



    Agora os ícones estão mais caprichados



    Mais interatividade com os gadgets



    O Explorer está melhor do que nunca



    Ganhe agilidade empilhando ou agrupando arquivos


    BITLOCKER
    O Bitlocker é uma função que criptografa todo o conteúdo do disco rígido através de técnicas sofisticadas que impedem a obtenção de dados pessoais, senhas ou qualquer outra informação.
    Uma exigência é que você tenha seu disco rígido particionado em pelo menos duas, assim uma das partes executará o Bitlocker e a outra tratará de ler o conteúdo codificado.
    Este recurso não é aconselhável para usuários com pouca experiência, pois pode causar dores de cabeça ou situações desesperadoras e irrecuperáveis em caso de má utilização.
    Para quem se interessou pela novidade, vale ressaltar que outra exigência é um chip TPM (Trusted Platform Module) na máquina, caso contrário só um flash drive será capaz de inicializar o PC com Bitlocker habilitado. E, se você perder a senha, já era...

    CONTROLE DOS PAIS

    O Controle Familiar do Vista (chamado na versão oficial de “Controle dos Pais”) supervisiona a utilização do PC. Ele controla o acesso a programas, sites da internet, jogos e cria bloqueios para algumas funções.
    Esta forma de controle é muito útil para proteger crianças e impedir que funcionários acessem material não relacionado ao trabalho.
    Como nem tudo é perfeito, a própria Microsoft avisa que o sistema não é infalível. Contudo, ele funcionou muito bem nos nossos testes e consegue, de fato, impor limites ao usuário comum com conhecimento intermediário.

    BENCHMARK

    Uma novidade interessante é o mecanismo de avaliação do PC. Ele está disponível no Painel de Controle (Sistema) e fornece uma classificação sobre o seu computador através de notas que variam de 0 até 10.
    Com elas o usuário pode saber o desempenho do seu processador, memória RAM, elementos gráficos, gráficos para jogos e disco rígido primário. A nota final é determinada pela pontuação mais baixa.
    Ótimo avanço na nova era dos softwares, pois os usuários não terão mais que diferenciar várias siglas e procurar por todos os requisitos mínimos necessários para instalar um programa. Com a nota, o desenvolvedor pode especificar o mínimo que seu software exige e, então, basta comparar se o PC possui uma nota igual ou maior.

    ATUALIZAÇÕES

    Se você tem o Windows XP e anda sonhando com o Windows Vista, é melhor considerar alguns pontos antes de sair comprando a atualização. Sim, ela é mais barata e representa um custo/benefício bem maior. Mas é melhor pensar bem antes: você precisa ter a versão do XP equivalente ou superior à versão pretendida do Vista.
    Trocando em miúdos, o Windows XP Home Edition não pode ser atualizado para o Windows Vista Ultimate, num exemplo. Para poder atualizar seu computador para a versão Ultimate, você precisa ter a versão Professional. Agora, se você possuir a versão XP Home Edition, poderá instalar sem problemas a versão Windows Vista Home Basic.

    INTERNET EXPLORER 7 E WINDOWS MEDIA PLAYER 11
    Antes mesmo do lançamento oficial do Windows Vista, tanto o Internet Explorer 7 como o Windows Media Player 11 já estavam disponíveis. O WMP do Windows Vista mantém a mesma essência da versão divulgada anteriormente e não há diferenças visíveis, contudo o IE 7 possui recursos exclusivos no Vista.
    Ele integra-se com o Controle dos Pais e com o Modo Protegido para ajudar a manter a privacidade e a segurança no seu computador em um dos pontos mais sensíveis: a internet.
    O Controle dos Pais permite um monitoramento do conteúdo da web para crianças ou até mesmo para funcionários em uma empresa. Já o Modo Protegido conta com um sistema anti-hijack para impedir alterações nas configurações e a execução de códigos maliciosos dentro do navegador.

    Proteja seus filhos de conteúdo indevido



    Descubra o potencial de seu PC



    O IE7 está mais seguro



    O tradicional player ficou mais sofisticado


    READYBOOST
    O recurso ReadyBoost é curioso e provavelmente um dos mais esquisitos para o público em geral: você já imaginou aumentar a memória do seu PC introduzindo dispositivos com memória flash como iPod, pendrive, alguns players portáteis, Palm, PDA e outros?
    Ao conectar qualquer flash drive via USB, o Windows Vista detecta-o automaticamente para auxiliar no cacheamento de memória. Em outras palavras, isso significa que a memória do seu dispositivo trabalha em conjunto com a memória RAM do seu computador para acessar dados do seu disco rígido com muito mais velocidade.
    Na prática, o ReadyBoost não apresentou resultados satisfatórios. Nos testes realizados, houve ganhos de desempenho mínimos (cerca de 2%) em casos isolados e em outras, surpreendentemente, até quedas significativas. Tire suas próprias conclusões.
    CÓPIAS DE SOMBRA
    Uma das novidades mais empolgantes do novo sistema operacional da Microsoft. Quem nunca ficou irritado porque sobrescreveu um arquivo ou apagou seu conteúdo por engano?
    Pensando nisso, finalmente a gigante dos softwares inseriu essa solução — liberada pela primeira vez no Windows Server 2003 —, agora para uso em computadores pessoais. Ela chama-se Cópia de Sombra e permite que você restaure seus arquivos para uma data anterior.
    Infelizmente, este recurso maravilhoso está adicionado somente nas versões Business, Enterprise e Ultimate. Diante disso, prepare seu bolso se quiser desfrutar desta ótima tecnologia de recuperação.

    JOGOS E DIRECTX 10

    A grande novidade do Vista para os amantes de jogos virtuais é o DirectX 10: ele é uma biblioteca gráfica que realiza tarefas relacionadas à programação de jogos e, a cada versão, permite a inclusão de novas tecnologias.
    O DirectX faz a ligação entre o hardware (placa de vídeo) e o software (sistema operacional), portanto com a modernização das placas, é necessário que o software também seja capaz de apurar todo o potencial delas.
    O processamento gráfico do novo DirectX é assustadoramente maior, dando ênfase nos cálculos geométricos, que agora deixaram de ser realizados pela CPU e foram enviados para o processador de vídeo. Logo, o desempenho tridimensional está muito mais rápido e eficiente do que a versão anterior.
    Os tradicionais jogos do Windows, tais como: Campo minado, Paciência, Frecell, Spider e Copas estão presentes. Mas também existem novidades, entre elas: Inkball, Chess Titans (um jogo de xadrez) e também um de Mahjong (TaiPei), completando o pacote. Outra novidade é que os games ganharam uma pasta própria, contendo classificação etária e índice de desempenho.

    VANTAGENS E DESVANTAGENS ENTRE AS VERSÕES 32 E 64 BITS

    A época dos computadores 64 bits está chegando, seus processadores são mais rápidos e muitos usuários estão migrando lentamente. No entanto, o sistema operacional precisa de aplicativos desenvolvidos especialmente para usufruir do potencial destes processadores.
    A disponibilidade de tais aplicativos ainda é baixa, principalmente quando falamos de drivers, dispositivos essenciais para o correto funcionamento do computador. A escassez deles ainda torna a instalação do Windows Vista 64 não aconselhável, além disso, para obtê-lo é necessário pedir uma cópia separada para a Microsoft.
    Mesmo assim, se o usuário tiver um computador robusto e optar pela versão 64, vai poder emular diversos softwares escritos em 32 bits, pois o Vista conta com uma ferramenta exclusiva, chamada de Virtual PC Express.
    A vantagem mais importante do novo modelo 64 bits é a capacidade de proteger o kernel (o esqueleto do sistema operacional) contra alterações realizadas por softwares maliciosos. Os drivers também contam com assinatura digital, inibindo a instalação de pragas que causam belas dores de cabeça ao usuário.

    Xadrez



    Campo Minado



    Paciência Spider



    Mahjong



    Purble Place



    REDE
    As configurações de rede do Windows Vista são um pouco mais complicadas do que no Windows XP, talvez pela localização de certas configurações e opções em locais diferentes, nada que um tempo de adaptação não resolva.
    O Vista é centrado principalmente em redes Wi-Fi (sem fio), porém continua suportando as redes tradicionais. Há uma nova seção chamada “Centro de Rede e Compartilhamento” para criar, organizar e gerenciar todo o tipo de rede, além do acesso à web. Há também um prático “Mapa de Rede” que pode facilitar a visão geral da infra-estrutura em redes complexas ou grandes.
    Uma dificuldade encontrada em nossos testes foi em relação ao compartilhamento de pastas, porque o Vista apresenta como opção padrão o uso de senhas (mesmo que elas não tenham sido configuradas antes).

    MONITOR DE DESEMPENHO

    Agora é possível gerenciar o desempenho e saúde do computador. A ferramenta está no Painel de Controle (Sistema e Manutenção), exibindo gráficos de performance e confiabilidade do sistema. Caso algum software ou problema ocorra no Vista, o nível de estabilidade baixa, informando a causa do mal desempenho.
    Muito útil para você saber qual software trava o computador ou corrompe o bom funcionamento do Windows, principalmente para quem gosta de fazer downloads.

    PAINEL DE CONTROLE

    O tradicional Painel de Controle do Windows acompanhou as mudanças desta nova safra da MS. A visão clássica, uma das marcas registradas do Windows, ainda pode ser selecionada, mas o que mais chama a atenção é a nova maneira de organização das funções inspirada na interatividade dos websites na internet.
    Os usuários intermediários e avançados terão dificuldades para adaptarem-se aos novos conceitos (questão de menos de uma semana) e os mais radicais talvez até prefiram manter o visual que ainda lembra o XP. Os inexperientes, por outro lado, conseguirão acessar o que desejarem de forma relativamente indolor.
    O Painel de Controle é funcional, bonito e prático — para todos os níveis de conhecimento e gostos. Ponto para o Vista!

    DESFRAGMENTAÇÃO AUTOMÁTICA

    No Painel de Controle há uma opção para executar o Desfragmentador do Windows automaticamente em horários pré-determinados. Por padrão, a ferramenta é executada de madrugada. Isso representa um avanço substancial na realização de uma tarefa imprescindível para a manutenção do SO da Microsoft, principalmente para os desatentos, esquecidos ou leigos no assunto.

    BACKUP AGENDADO

    O Backup Agendado é uma ferramenta capaz de criar programações de horários para execução do backup através de uma agenda virtual, assim você não precisa se preocupar. Merece destaque também o recurso inteligente de restauração, salvando apenas a(s) parte(s) do documento modificada.
    Ambos encontram-se dentro do Centro de Backup e Restauração, o qual agrupa as tarefas relacionadas à restauração e armazenamento de dados. Uma vantagem interessante do processo é que ele não inclui os arquivos de sistema e programas no backup, evitando confusão ao armazenar apenas o que é realmente útil. Os pontos de restauração também podem servir como um alívio para seu PC em casos críticos onde não é possível realizar a formatação.

    O Vista é centrado principalmente nas redes Wi-Fi (sem fio)



    Monitore o desempenho de seu computador



    O novo painel de controle está organizado de forma diferente



    O Windows desfragmenta-se através do agendador



    Planeje quando e como copiar seus arquivos



    MENU INICIAR E SISTEMA DE BUSCA
    À primeira vista, é notório que o Menu Iniciar foi retocado graficamente, mas a melhor diferença em relação ao XP é a sua agilidade e dinâmica de uso. Muito mais prático, ele não abre mais aqueles menus que preenchiam praticamente toda a tela do monitor.
    Tudo ficou automatizado, o espaço onde ficavam apenas os atalhos dos programas mais utilizados continua a ser exibido, porém agora agrega todos os programas com um clique de mouse. Sem dúvidas, deixou o sistema operacional mais bonito e fácil de usar.
    Esqueça todas as opiniões que você tinha quanto aos sistemas de busca dos Windows anteriores. Completamente reformulado, ele torna-se essencial ao dia-a-dia, sendo uma das melhorias mais significantes do novo SO.
    Basta digitar alguns caracteres e os resultados já começam a aparecer na tela (em tempo real). Ele faz pesquisas de aplicativos, imagens, vídeos, músicas, “metadados” e até de conteúdo dentro de arquivos. Se você não lembrava o nome daquele trabalho que entregou ano passado, mas recorda algumas frases ou palavras que estavam mencionadas no texto, basta digitá-las na busca que vai encontrá-las!
    O sistema é realmente rápido e eficaz, mostrando os resultados de forma correta e clara. Um aspecto importante para levar em conta se você pretende migrar para o Vista. Vale a pena!

    VISUALIZADOR E GALERIA DE FOTOS

    A Galeria de Fotos é super interativa e funciona com um sistema de associação de marcas (que são termos ou palavras-chave) às fotografias ou vídeos. Por exemplo, você pode utilizar termos como praia, mar, sol e verão para agrupar suas fotografias de férias. Os arquivos podem ser organizados por marca, data ou qualidade.
    As imagens são exibidas em miniaturas ampliáveis (é só passar o mouse em cima) com notas individuais de 1 a 5 estrelas. Com um clique duplo sobre a foto e selecionando-se o círculo do meio (com uma espécie de quadro no meio, onde fica o botão de "play" do Windows Media Player) a imagem é exibida em tamanho real.
    Nesta mesma tela, no menu superior há uma opção utilíssima: Corrigir. Usando este recurso você realiza ajustes básicos nas suas fotos e resolve problemas comuns relacionados à exposição e cor, retifica olhos vermelhos ou corta partes da imagem. Para os mais preguiçosos ou afoitos, o ajuste automático "quebra um galho".

    ULTIMATE EXTRAS

    Os Ultimate Extras são aplicativos disponíveis somente na versão mais avançada do Windows Vista, a Ultimate, via download da internet. Ainda não são muitos programas, mas a MS acredita que logo desenvolvedores se interessarão mais nesses projetos.
    Vamos matar a sua curiosidade, citaremos dois Extras para exemplificar: o Windows DreamScene e o Hold’Em Poker. O DreamScene coloca vídeos como papel de parede e o Hold’Em é um jogo de pôquer.
    Para saber mais detalhes, visite a página oficial do projeto:


    WINDOWS MEDIA CENTER

    Incorporado pela primeira vez numa versão extra do Windows XP, o Windows Media Center é um conjunto de aplicativos destinado ao lazer. Com ele você pode assistir aos seus filmes prediletos, fazer apresentações de fotos em slideshows, gravar DVDs, integrar o computador com o videogame Xbox 360 e conectar o PC na televisão — utilizando, inclusive, um controle remoto — para transformar sua sala numa central entretenimento.

    NOTEBOOKS

    Boa notícia para quem possui notebooks e precisa deles freqüentemente: o Vista foi projetado para economizar energia. Entre os três perfis de gerenciamento, os notebooks se enquadram no intermediário. Desta forma poupam a bateria de gastos inapropriados e garantem desempenho para o sistema operacional.

    Uma das marcas registradas do Windows foi redesenhada



    Organize e ajuste suas fotos sem precisar de programas adicionais



    Utilize seu computador como uma central de entretenimento





    Versões e preços

    O novo SO da Microsoft conta com versões para todos os tipos de usuários, que vão desde os iniciantes até os mais avançados. São no total seis versões diferentes, abrangendo os usuários domésticos, profissionais e empresariais.
    São elas: Starter, Home Basic, Home Premium, Business, Enterprise e Ultimate. A versão Starter é para iniciantes e computadores de baixo custo, sendo disponibilizada apenas em países considerados emergentes pelo Banco Mundial. Já a versão Enterprise é similar a Business, mas com o diferencial de ser comercializada somente via contrato para licenciamento em grande escala para corporações.

    DIFERENÇA ENTRE AS VERSÕES


    STARTER

    Como dito anteriormente, versão simplória que visa à inclusão digital. Ela está disponível exclusivamente em 32 Bits e roda apenas três aplicativos simultaneamente. No Brasil, só é obtida através de contato direto com a Microsoft.

    HOME BASIC

    Uma versão semelhante ao Windows XP, como uma espécie de Service Pack 3 para o usuário doméstico. Apesar de possuir o design do Vista, não conta com recursos gráficos como o Flip3D e Aero (Veja mais detalhes na seção "As Novidades").
    Como o nome diz, é uma versão básica e útil para usuários que não precisam de recursos muito avançados ou não possuem um computador poderoso.
    Ideal para quem deseja apenas acessar a internet com segurança, usar ferramentas simples e fazer backups comuns.

    HOME PREMIUM

    Provavelmente a versão mais procurada e utilizada nesta nova geração do Windows. Ideal para o usuário intermediário que adora mídia e entretenimento, buscando as melhores características por um preço mais acessível.
    Possui grande parte dos recursos inéditos, tais como: Aero, Flip3D, integração com o videogame Xbox 360 e televisores através do Windows Media Center, criador de DVDs, três jogos adicionais, ferramentas de rede sem fio, Windows Movie Maker e suporte a processadores 64 Bits. Também é a mais apropriada para Notebooks.

    BUSINESS

    Destinada a pequenas e médias empresas. Suporta ferramentas de escritório, como faxes e escâner, além de trabalhar com pesquisa instantânea e backups avançados.
    Contém o novíssimo sistema de Cópia de Sombra (desenvolvido para recuperar versões anteriores de arquivos) e, além disso, proporciona segurança através de criptografia de arquivos. Facilita a configuração e criação de redes mais sofisticadas com a Central de Rede e Sincronização de Dispositivos Móveis, a fim de melhorar o desempenho de sua empresa.

    ULTIMATE

    A versão mais completa do Windows Vista. Conta com todos os recursos das outras variações e diversas novidades. Fornece uma vasta gama de opções para usuários avançados, seja em casa ou em departamentos de informática nas empresas.
    Entre suas principais diferenças, estão: BitLocker (criptografia total), tecnologia Tablet and Touch, área de trabalho remota, diagnóstico de rede, central de sincronização, aplicativos extras e Windows Sideshow.

    VersãoAtualizaçãoNovo
    Home BasicR$ 299,00R$ 499,00
    Home PremiumR$ 469,00R$ 589,00
    BusinessR$ 589,00R$ 749,00
    UltimateR$ 749,00R$ 989,00

    A seguir, veja as principais características das versões que já estão à venda nas lojas.

    RecursosHome
    Basic
    Home PremiumBusinessUltimate
    Windows Defender e Firewall do Windowsokokokok
    Pesquisa Instantânea e o Windows Internet Explorer 7okokokok
    Windows Aero, Flip 3D e miniaturas ao vivo okokok
    Windows Mobility Center e suporte ao Tablet PC okokok
    Espaço de Reunião do Windows
    Windows Media Center
     okokok
    Windows Media Center ok ok
    Extensores do Media Center
    Backup e Restauração de Windows Complete PC
      okok
    Backup Agendado okokok
    Central de Rede e Área de Trabalho Remota  okok
    Criptografia da Unidade do Windows BitLocker   ok
    Criador de DVD do Windows ok ok
    Três novos jogos especiais: Titãs do Xadrez, Titãs do Mahjong e Inkball okokok
    Windows Movie Maker em Alta Definição ok ok

    O que preciso para rodar o Vista?

    Esta geração do sistema operacional da Microsoft exige hardware de ponta e, devido a isso, é a mais pesada lançada até hoje. Muitas pessoas vão precisar fazer um upgrade em sua máquina, se desejarem usar o SO a todo vapor.
    As inovações gráficas são inúmeras, portanto prepare o bolso para atender as especificações mínimas requisitadas pelo sistema. O visual bonito e o alto poder de processamento custam caro e ainda são para poucos.

    REQUISITOS MÍNIMOS

    CPU 800 MHz, 512 MB de memória RAM, Disco Rígido de 20 GB com pelo menos 15 GB disponíveis e unidade de CD/DVD-ROM.
    Nem todos os recursos funcionam com esta configuração. Veja abaixo o que você precisa para rodar o Windows Vista com todas suas funções:

    RecursosHome BasicHome PremiumBusinessUltimate
    Processador 800 MHz800 MHz1 GHz1 GHz
    Memória RAM512 MB512 MB1 GB1 GB
    Disco Rígido/Espaço em Disco20 GB / 15GB20 GB / 15GB40 GB / 15 GB40 GB / 15 GB
    Placa de Vídeo32 MB de memória e DirectX 9128 MB de memória, DirectX 9 e Pixel Shader 2.0128 MB de memória, DirectX 9 e Pixel Shader 2.0128 MB de memória, DirectX 9 e Pixel Shader 2.0
    AdicionaisUnidade de DVD-ROMUnidade de DVD-ROMUnidade de DVD-ROMUnidade de DVD-ROM
    É claro que para obter um bom desempenho ideal e rodar os softwares mais pesados (Photoshop, Office, AutoCAD etc.) ao mesmo tempo é necessário ter uma máquina mais robusta e potente.
    Aconselhamos uma configuração com: processador Dual-Core (ou Core Duo) acima de 3 GHz, 2 GB de memória RAM, Disco Rígido com 40 GB, Placa de Vídeo igual ou superior a GeForce 7800 ou ATI X1800 com pelo menos 256 MB de memória. Convenhamos que isso está muito além do poder aquisitivo do brasileiro comum, não?

    Conclusões

    Para começar, as principais dúvidas que devem atingir os usuários são em relação às diferentes versões, requisitos mínimos e possibilidades de atualização do Vista. A esquematização que a Microsoft bolou está meio confusa, pois desta vez há 4 versões com características distintas. A idéia desta matéria é elucidar o leitor a decidir quando comprar e qual das versões é mais adequada para o seu computador pessoal ou empresa.

    VALE A PENA COMPRAR O WINDOWS VISTA?

    Para o usuário doméstico que costuma utilizar o PC somente para navegar na internet e usa aplicativos como processadores de texto e planilhas eletrônicas, ainda não é a hora de migrar para o novo sistema operacional.
    Por outro lado, se você já tem um computador mais robusto, gosta de jogos, prima pela alta qualidade no lazer e adora tecnologia de ponta, certamente vai ficar satisfeito. A única coisa a pesar é o preço do produto, que, por exemplos anteriores, não tende a baixar muito com o passar do tempo.
    E quanto às empresas? Depende do nível de envolvimento com informática e necessidade tecnológica. Corporações que precisam de segurança e trabalham com um grande volume de dados precisam programar logo a troca do SO. Já empresas que utilizam apenas programas de escritório (como o pacote Office) podem optar apenas pelo novo pacote da Microsoft (Office 2007) que é suportado também no Windows XP.
    Se você pensa em atualizar o seu PC para o Vista, esperamos que tenha sido esclarecedor.

    Fonte: Baixaki

2 comentários:

Anonymous disse...

o windows vista sendo analisado desse angulo parece uma coisa divina, mas depois da tela de boot tudo muda hauhauha

Anonymous disse...

o windows vista é o windows mais bonito que existe

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Equipe BrLoads